sexta-feira, agosto 10, 2007

lembranças

Depois de uma semana voltei á terapia, estava com saudades do cheiro, das plantas, das poltronas amarelas da sala de espera. De ver o rosto sempre preocupado da recepcionista, de ficar imaginando como seria a vida dela fora dali.
Já no divã, depois de minutos de conversa falamos sobre um filme que me toca: "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças". O terapeuta com sua calma inquietante lança um desafio "Se você pudesse apagar todas as suas lembranças, qual história Você construiria, Você contaria?".
Com a angústia habitual saio do consultório e tento imaginar a nova História da minha vida.
Se tudo, até este exato momento fosse apagado quem eu seria? A partir de agora?
Eu seria um escritor, Um exemplo de superação, estaria na minha casa tomando um café e vomitando palavras em folhas em branco. Seria um ator angustiado, vivendo mais uma vez a construção de sua personagem.
Estaria casado com o mais bacana dos moços e ele estaria me esperando na Vila Madalena, depois da consulta, para almoçarmos.
Eu seria um cara pleno, com histórias para contar. Eu construiria uma história totalmente diferente de hoje, até minha roupa seria outra, calça xadrez vermelha, tênis allstar preto cano baixo, camiseta verde. Estaria no metrô lendo um livro, talvez Marques de Sade, talvez Pequeno Príncipe.
Meus amigos seriam outros, minha casa outra, a cidade outra, o país.
Se eu apagasse a minha memória poderia viver tantas outras histórias.
Melhores que essa talvez.
E, então.
Então me dei conta que a história mais bonita eu já estava contando, que é essa agora que vivo hoje.
E que seria triste demais apagar as lembranças, mesmo as sofridas.
Penso em ligar para o terapeuta e dizer : "não sei que história construiria, pois é essa exatamente a história que eu quero viver"
Com lacunas e abismos, páginas ainda em branco mas, sem dúvida a mais envolvente que eu poderia viver!

Um textinho antigo mas que eu gosto muito.

3 comentários:

Somnia Carvalho disse...

Olheiras Profundas de uma noite sem lembrança, que conto lindissimo!!! que fluencia! adorei! adorei! adorei a construcao e a desconstrucao... voce me lembrou que faz uma semana que eu quero por uma poesia do Drummond no meu blog e nao da tempo... beijos! ah! o pano de fundo do blog e muito arte! lindo!

Felicio Bianchini disse...

Sempre que começamos uma história já sabemos que sempre haverá um final, nesse texto consegui pelo menos achar finais, questões que nos fazem refletir sobre as coisas que nos fazem mal como por exemplo mudar de amigos, trabalho, cidade, essa mudança se é necessária ja acrescenta em um final diferente que é modificado por nós mesmos.

Felicio Bianchini disse...

Belo txto!!!